Revista Sort! Especial FechamentoPremium.com

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cabrito assado no tonel: uma novidade catarinense

Cabrito assado no tonel: uma novidade catarinense

A carne de cabrito é conhecida em todo o país como uma comida típica do nordeste Brasileiro. A Buchada de Bode como é chamada, chega agora ao sul do país com um modo de preparo diferente, ela é assada num tonel. A novidade foi criada pelos descendentes dos caboclos e europeus que colonizaram o Meio-Oeste catarinense e será apresentada oficialmente ao País na 1a Festa Nacional do Cabrito, que acontece em janeiro de 2004 no município catarinense de Monte Carlo. A receita do Cabrito Assado no Tonel é muito fácil de preparar, é altamente nutritiva e de fácil digestão.
O Estado de Santa Catarina é conhecido em todo o país pelas suas tradicionais festas de outubro. Em cada cidade ou região há uma maneira diferente de mostrar a cultura e os pratos típicos originários dos primeiros colonizadores. Em Blumenau, por exemplo, o prato típico fica por conta do chucrute e das cucas doces, em Florianópolis é a ostra, em Brusque, o marreco com repolho roxo e em Lages o pinhão. Para quem visita o estado, estas são algumas opções da nossa variada gastronomia, que a partir de janeiro terá uma novidade, o Cabrito Assado no Tonel. O prato típico do Meio-Oeste catarinense será apresentado oficialmente ao público na 1ª Festa Nacional do Cabrito, que acontece dos dias 23 a 25 de janeiro de 2004 no município de Monte Carlo.
A receita foi criada pelos próprios moradores da cidade, muitos deles descendentes de caboclos e europeus que ao longo dos anos aperfeiçoaram o prato e, unindo a outras delícias da culinária local tornaram o Cabrito um prato tradicional nos rodeios de laço catarinense. Durante a festa, o cabrito será servido como prato principal e será acompanhado da paçoca de pinhão, sempre assado num tonel umedecido, que garante o sabor e a consistência da carne. De acordo com o empresário José Carlos Pisani, o assado no tonel garante o sabor do prato. “Não podíamos assar a carne de cabrito no espeto porque ela resseca muito rápido. Então um morador teve a idéia do tonel, o que deixou o preparo da carne prefeito”, explica.
No Brasil a carne de cabrito, é consumida principalmente no Nordeste, onde se concentra 92% do rebanho nacional e é conhecida como carne de bode, em função do costume regional de abater apenas animais mais velhos. Quem já teve a oportunidade de provar a “famosa” buchada de bode, sabe que a comida ao contrário do que muitos dizem, é extremamente saborosa e muita consumida, pois tem baixos índices de gordura saturada e de colesterol. Mas não é só a carne de cabrito que faz bem a saúde, os diversos tipos de queijo, os iogurtes e o próprio leite de cabra são recomendados às pessoas que sofrem de enxaqueca, ao contrário dos laticínios produzidos a partir do leite bovino. A responsável pela gastronomia da festa, Roberta Tibes Barros, lembra ainda que, o leite de cabra é o alimento ideal às pessoas alérgicas a outros tipos de leite. “Cerca de 30% das crianças brasileiras apresentam algum tipo de rejeição ao leite, e o leite de cabra, na grande maioria dos casos, é utilizado de forma bem-sucedida”, explica. Segundo Roberta, há uma lista de outros benefícios que a carne de cabrito agrega à saúde. “Embora seja uma carne vermelha, é uma carne extremamente magra, com baixíssimo teor de gordura e de fácil digestão”, assegura Roberta.
Para os visitantes que pretendem conhecer Monte Carlo, os organizadores dizem que as opções culturais e gastronômicas serão diversas. “Haverá um pouco de tudo na festa, desde cozidos de carne de cabrito até mesmo sorvete e picolé produzidos com leite de cabra”, destaca Roberta. Entre as receitas escolhidas para a festa, estão ainda o croquete e o pastel de carne de cabrito, o macarrão com carne de cabrito e a mais nova invenção dos gastrônomos do município, a pizza de cabrito. Todos estes pratos que serão servidos na Festa Nacional do Cabrito são altamente nutritivos, isto é garantido porque as carnes são provenientes de cabritos de até 12 Kg, que praticamente não possuem gordura.
Apesar da carne de cabrito fazer parte da história da humanidade, há pouco tempo o seu consumo foi popularizado, hoje ela é considerada a mais saudável das carnes. Aliando as proteínas da carne bovina e as calorias proporcionadas pelo frango e pelo peixe, contém os nutrientes essenciais para desenvolvimento e manutenção do corpo humano. Para quem não sabe, a carne de cabrito era o alimento predileto dos heróis da antiguidade.
CABRITO NO TONEL
(para 6 pessoas)
1. Ingredientes
4 Kg de carne de cabrito,
140g de sal,
Alho,
Cheiro verde,
Alecrim,
Manjericão,
Sálvia a gosto.
Modo de Preparo
1. Seis horas antes de assar, temperar os pedaços do cabrito com o sal, o alho, o cheiro verde, o alecrim, o manjericão e a sálvia a gosto.
2. Depois de temperado, assar a carne por aproximadamente duas horas em um forno preparado com um tonel aberto ao meio.
1. Mais Informações – Carol Herling e Rúbia Guedes – (48) 322 1706

Um comentário:

  1. uma maravilha de culinária...

    Os cabritos são especiarias milenares. E para quem não sabe, a carne de carneiro/cabrito é mais palatável que a bovina, tem menos colesterol e ainda, de sobra, contem os famosos "ions negativos" responsáveis por atrações de "sorte" e longevidade. Já es´ta na lista do cardápio...no próximo premio vamos agendar uma visita do clube a Bela Vista Amigo Ercio, e vamos saborear essa iguaria espetacular. Sucesso Sempre!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! O Clube das Loterias agradece e oferece a você a opção de interagir diretamente conosco, agora mesmo! www.clubedasloterias.com ou ligue 48 98806 5538 w app

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Parceiros